Rede de Bibliotecas de Braga -
Abril | Lídia Borges
"A Eterna Aprendiz" (fonte: Histórias da Cidade)
BIOGRAFIA
Lídia Borges, pseudónimo de Olívia Marques, nasceu em Braga, em novembro de 1956. Professora do Ensino Básico, foi no contacto com as crianças que melhor entendeu a poesia e foi para elas que começou a escrever contos e pequenos poemas, desde muito cedo. Um desses contos foi premiado no Concurso Matilde Rosa Araújo, em 2007.
É pós-graduada em Teoria da Literatura/Estudos Lusófonos e desenvolveu uma tese de mestrado na área de Literatura Infantojuvenil, na Universidade do Minho. A poesia esteve sempre no centro das suas preferências literárias não só enquanto leitora, mas também como autora.
Obra publicada:
Coisas Boas de Contar
Baile de Cítaras
O Colar de Estrelas
Garças
Aqui há Gato
Coisas boas de contar
O mistério dos sonhos roubados
Sementes Daqui, obra vencedora do Concurso Literário Maria Ondina Braga / Poesia 2013
No Espanto das Mãos: O Verbo (Lua de Marfim Editora, 2011)
É também autora do blogue Searas de Versos.
Livro "Poemas de Calções", ilustração de Patrícia Ferreira, edição Edição Morfema, 2023
SINOPSE
Um livro leva-nos a viajar, a viver histórias e a encarnar personagens, umas almejadas, outras que nos aterrorizam. Ele ajuda-nos a desenvolver vocabulário, a focar a atenção, a melhorar a dicção, a desenvolver a nossa forma de estar e de ver o mundo. Quando iniciamos a viagem, a história passa a ser nossa, assimilamos a informação como se da nossa própria realidade se tratasse, fazemos pontes, comparações, fazemos com que os personagens se encaixem nas nossas vidas. O seu conteúdo é deveras importante, pelo que a eleição de um livro terá de obedecer a um conjunto de requisitos, nomeadamente a faixa etária, o nível de literacia, o propósito da leitura. Na infância, os agentes de socialização são responsáveis por esta escolha. Haverá crianças em que será importante simplesmente estimular o gosto pela leitura e em que as ilustrações têm um papel preponderante, e haverá outras em que o livro ajuda a desenvolver competências socioemocionais e sensoriais, tantas vezes em falta nos nossos pequenos.
«Poemas de calções» alia o melhor dos dois mundos: o incrível mundo da palavra e o mundo encantado da cor.
Fonte: Edições Morfema LDA – Braga