Jornadas RelIA: ler com Inteligência Artificial – desafios e oportunidades

25 outubro até 08 novembro

Inscrições no Centro de Formação Sá de Miranda - Docentes

 

Formação acreditada para professores

 

https://www.cfsm.pt/course/4391

 

Inscrições para Não Docentes

 

https://forms.gle/X1WzKfqgBRQeYX2F6

 

Programa

 

 

Dia 1  – 25 de outubro 2025

 

Pensar a leitura na Era da IA

 

Duração: 8 horas

 

09h00 – Acolhimento e abertura oficial


Ministério da Educação 

Universidade do Minho

Câmara Municipal de Braga

Intervenção da Organização:

Aida Alves (BLCS)
Regina Campos (RBE Braga)
Sílvia Araújo (ELACH/UMinho)

 

10h00 – Conferência de Abertura


IA na Educação: Desafiar mentes com ferramentas do presente 

Orador: Luís Varela | EducaTech 

Moderação: Sílvia Araújo | ELACH-UMinho

 

10h45 - Conferência

Ler no século XXI: literacias múltiplas e o lugar da IA


Orador: Carlos Pinheiro | Rede Bibliotecas Escolares

Moderação: Regina Campos | RBE

 

11h45 – Conferência

Ler no Século XXI: Quando a Inteligência Artificial Entra em Cena  

 

Orador: Dalila Durães | Universidade do Minho 

Moderação: Micaela Aguiar | Universidade do Porto

 

13h00 – Pausa para almoço

 

14h30 - Conferência

 

Projeto RELIA – Transformação Digital das Bibliotecas com Inteligência Artificial 

 

Oradores: Equipa RELIA | Centro de Computação Gráfica | Universidade do Minho

Moderação: Maria de Jesus Peixoto | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

 

15h00 - Mesa Redonda  

 

Tema: Bibliotecas, Escolas e Universidades: novas práticas de leitura com IA

 

João Andrade | Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio

Laurinda Fernandes | Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco

Márcia Carolina Oliveira | Biblioteca Pública de Braga

Teresa Pombo | Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté

 

Moderação: Fernando Azevedo | Instituto de Educação da Universidade do Minho

 

16h30 – Partilha de práticas inspiradoras


Tema: Projetos de leitura assistida por IA 

 

Joana Faria e Raquel Matos | Colégio João Paulo II

Ulisses Mota | Escola Secundária Henrique Medina

Isabel Albuquerque | AE Dr. Guilherme Correia de Carvalho

Liliana Melo e Isabel Albuquerque | AE de Seia

 

Moderação: Francisco Lopes | Universidade do Minho

 

17h30 – Conclusões

Fernanda Freitas (Rede Bibliotecas Escolares)

 
 

Dia 2 – 8 de novembro 2025

 

Ler com a IA - Oficinas e Experimentação Prática

 

Duração: 7h

 

09h30 - WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)

 

(Os formandos frequentam os 4 workshops ao longo do dia, nas 4 sessões: 9h30 | 11h | 14h30 | 16h)

 

Workshop 1: Dialogar com o Texto - Chatbots para Ler e Apre(e)nder

 

Criar experiências de leitura com chatbots

 

Formadores: Liliana Melo 

 

Objetivo:


Capacitar os participantes para transformar textos literários e informativos em experiências de leitura interativas, utilizando chatbots conversacionais baseados em IA generativa.

 

Conteúdos abordados:

  • Introdução à plataforma Mizou: potencialidades pedagógicas
  • Transformação de textos em percursos de leitura dialogados
  • Integração com os objetivos curriculares e diferenciação
  • Personalização da experiência leitora com IA
  • Avaliação formativa mediada por interações com o chatbot


    Produto final:

  • Cada grupo cria um chatbot adaptado à sua realidade escolar, centrado na leitura de um texto literário ou informativo.

 
Workshop 2: Entre Textos e Labirintos - Jogos de Fuga Educativos

 

 

Formador: Ulisses Mota (Escola Secundária Henrique Medina) 

 

Objetivo:

Explorar a criação de jogos de fuga literários interativos, combinando inteligência artificial generativa com ambientes virtuais imersivos, para promover a leitura criativa e colaborativa. Através da combinação da leitura com jogos de fuga educativos, visa-se transformar o ato de ler numa experiência ainda mais atraente para os alunos.

 

Conteúdos abordados:

  • Aventuras literárias interativas com desafios e enigmas
  • Leitura como meio para resolver problemas e avançar no enredo
  • Exploração de conteúdos curriculares por meio de pistas e ferramentas
  • Leitura como experiência divertida e colaborativa
  • Competências desenvolvidas através da interação com jogos educativos
  • Leitura com propósito através da gamificação
     

Produto final:

Os formandos exploram jogos de fuga literários em ambientes 3D e analisam o seu potencial pedagógico para promover a leitura com propósito, colaboração e envolvimento dos alunos.

 
Workshop 3: Da Página ao Podcast - Narrativas sonoras e visuais

 

Formadores: Francisco Lopes & Micaela Aguiar (Universidade do Minho)

 

Objetivo:


Transformar textos em narrativas multimodais (áudio + imagem), utilizando IA generativa para ampliar a leitura crítica, a criatividade e a expressão oral.

 

Conteúdos abordados:

  • Adaptação e roteirização de textos para podcast educativo
  • Simplificação e reescrita com apoio da IA
  • Geração de voz e ilustrações com ferramentas de IA
  • Estrutura de um podcast educativo multimodal
  • Técnicas básicas de edição e publicação


Produto final:


Minipodcast ilustrado, com leitura adaptada, narração gerada por IA e imagem visual de apoio.

 
Workshop 4: Do Texto ao Jogo - Experiências Gamificadas de Leitura

 

Formadores: Eduardo Mota, Rômulo Sherman e Sívia Araújo (Universidade do Minho) 

 

Objetivo:


Capacitar os participantes para gamificar a leitura literária com IA generativa, criando percursos de leitura com desafios interativos que estimulem o envolvimento, a interpretação e a criatividade.

 

Conteúdos abordados:

  • Fundamentos da gamificação aplicada à leitura
  • Análise de textos literários: personagens, temas, conflitos
  • Criação de narrativas derivadas com IA generativa
  • Desenvolvimento de jogos educativos com desafios e mecânicas lúdicas
  • Ferramentas digitais para prototipagem de jogos

Produto final:


Protótipo de jogo narrativo gamificado baseado num texto literário, com estrutura interativa e adaptada a um público escolar.

 


11h - REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)

 

12h30 – Pausa para almoço

 

14h30 - REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)

 

16h00 - REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)

 

17h30 – Conclusões e encerramento das jornadas

 

Aida Alves (BLCS)
Regina Campos (RBE Braga)
Sílvia Araújo (ELACH/UMinho)

Outros Eventos

Venha descobrir as várias propostas de atividades para as Bibliotecas

Várias Bibliotecas

Apresentação do Plano de Atividades e do novo website

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

EB1/JI da Sé homenageia Maria do Céu Nogueira

Biblioteca da EB1/JI da Sé

Lançamento do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado - 1ª edição 2023-2024

Bibliotecas Solidárias 2023

19º Aniversário da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

CILC 2023/2024 - Fase Municipal - 7 e 8 de Março

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Concurso_fase final

CILC 2023/2024 - Fase Intermunicipal - 8 de Maio - Altice Fórum Braga

Semana da Leitura - Braga a Ler+ - 22 a 27 de Abril 2024

Oficina Leitura em família – inscrições

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

V Encontro de Boas práticas

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

VIII Seminário da Rede de Bibliotecas de Santo Tirso - “A Biblioteca (n)o caminho das Artes"

Apresentação do Plano Anual de Atividades 2024/2025 da Rede de Bibliotecas de Braga

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Oficinas para a Inclusão | Projeto superARTE: para uma inclusão genial - CONSTRUIR A NOSSA CIDADE: “Vamos habitar 15 por 15"

Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado (CILC) – 2ª edição 2024-2025

Dia Nacional do Pijama | 10h00 | 15h00 | Encontro com o escritor António Mota | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

17º Encontro de Bibliotecas de Famalicão

Bibliotecas Solidárias 2024

Braga a Ler Camões - Marcha - 9h00-10h45

“Amor e melancolia segundo Camões e Gonçalo M. Tavares” – Pedro Menezes (CEHUM) na BLCS

CILC 2024/2025 - Fase Municipal - 26 e 27 de Março

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Semana da Leitura de Braga - 31 de março a 5 de abril

Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado - CILC 2025 - 9 maio - Barcelos

17 Contos para 17 Objetivos - Agenda 2030 (2025-2026)

CICLO - CONTAR PARA INCLUIR: HISTÓRIAS QUE APROXIMAM

Apresentação do Plano Anual de Atividades 2025/2026 da Rede de Bibliotecas de Braga

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva