Bem-vindos à Rede de Bibliotecas de Braga!

Somos uma instituição única que se destaca pela sua atuação no desenvolvimento de práticas leitoras consistentes e permanentes em todo o território do concelho de Braga. A nossa missão é estimular o gosto pela leitura, promover as literacias e a cidadania em todos os segmentos da população, envolvendo tanto organizações públicas como privadas.

 

Ao longo do ano, em diferentes espaços físicos e online, desenvolvemos e divulgamos atividades que chegam a milhares de crianças, jovens e adultos, desde concursos de leitura e de escrita a oficinas, exposições, debates, entrevistas, encontros, entre outros, estimulando a aprendizagem ao longo da vida. Destacam-se iniciativas como o Ciclo de Conferências, a Semana da leitura, o Festival Literário de Braga, os Encontros com Escritores e Ilustradores, Escritores do Minho ou o Concurso de Leitura.

 

Acreditamos que a leitura é uma ferramenta poderosa para o crescimento intelectual, cultural e emocional das pessoas, e por isso, trabalhamos incansavelmente para incentivar a leitura e o acesso à informação a toda a comunidade de Braga. Unindo esforços e trabalhando colaborativamente, a Rede de Bibliotecas de Braga espera continuar a marcar a diferença na vida de todos os que dela fazem parte. 


Junte-se a nós nesta jornada enriquecedora de conhecimento e descobertas!

46 bibliotecas em rede

A Rede de Bibliotecas de Braga é composta por diversos parceiros que trabalham em conjunto para alcançar um objetivo comum: estreitar a ligação entre as Bibliotecas Escolares do concelho, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o Município de Braga e a Universidade do Minho, bem como outras instituições de ensino profissional e universitário, bem como as bibliotecas de juntas de freguesia que integram a rede e a  Casa do professor. Atuamos como uma rede colaborativa que visa criar, organizar e gerir projetos de intervenção e colaboração na área das Bibliotecas, proporcionando troca de experiências, formação e dinamização das bibliotecas do concelho.

As nossas atividades incluem não apenas a gestão do Catálogo Coletivo das Bibliotecas do Concelho de Braga, que facilita o acesso à informação e à difusão cultural, mas também a divulgação e manutenção online do Portal RBB, que promove as ações desenvolvidas pela rede. Também dinamizamos encontros, seminários, formações e outras iniciativas que visam a promoção e valorização das bibliotecas da rede.

Além disso, apoiamos a investigação, a formação e a aprendizagem, oferecendo condições organizativas, técnicas e logísticas para o bom funcionamento da instituição. Garantimos o bom desempenho da plataforma tecnológica que suporta as nossas atividades e oferecemos apoio logístico e técnico aos nossos parceiros, assegurando o cumprimento das normas, critérios e diretrizes nacionais e internacionais estabelecidos para o tratamento técnico-documental.

Projetos em destaque

Programa LAC – Ler Ajuda a Crescer

Um dos pilares da nossa entidade é o Programa LAC - Ler Ajuda a Crescer, realizado em colaboração com o Município de Braga - Divisão da Educação e Cultura, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e as Escolas do 1º Ciclo da Rede de Bibliotecas de Braga. O programa tem como objetivo disponibilizar livros aos alunos das escolas do concelho. O fundo bibliográfico do LAC conta atualmente com cerca de 6000 títulos disponíveis para empréstimo.

Plano Local de Leitura de Braga

A RBB apoia a implementação do Plano Local de Leitura de Braga, através da realização de atividades que promovam a leitura e as literacias.

História

A Rede de Bibliotecas de Braga resultou de um Acordo de Cooperação, celebrado em 2012, entre a Câmara Municipal de Braga e os Ministérios da Educação e da Cultura e que incluiu a integração dos 12 Agrupamentos de Escolas públicas do concelho de Braga, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Em março de 2017, passaram a integrar a Rede a Casa do Professor, o Colégio D. Pedro V, a Biblioteca da Junta de Freguesia de 
S. Vicente e a Biblioteca da Junta de Freguesia de S. Vítor.

Em abril de 2018, aderiu à RBB o Colégio João Paulo II.

Em março de 2022, integraram a Rede mais duas entidades: as bibliotecas da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto e da Junta de Freguesia de Sobreposta.